Como exibir conteúdos com mais qualidade

Como exibir conteúdos com mais qualidade

Quer ter mais qualidade na exibição do seu conteúdo?

Muitas dúvidas surgem quando se quer exibir conteúdo de Mídia Indoor de qualidade em suas TVs. A Alphanet Mídia Indoor mostra de forma prática quais são os principais fatores que influenciam em uma maior qualidade de imagem final.

Imagem de qualidade = Resolução da TV + Resolução do conteúdo.

Mas o que é resolução?

Resolucao e qualidade de imagem

A resolução é um dos principais fatores quando falamos em qualidade de imagem, é ela quem define o quão detalhada a imagem será. Ela é constituída por milhares de linhas e colunas muito próximas umas das outras, formando uma espécie de malha quadrada, onde cada unidade dessa malha é chamada de pixel.

 

Resolução da TV

Então quanto maior a quantidade de pixels maior a resolução, e consequentemente uma imagem melhor imagem, com mais detalhes e nitidez será gerada.

As principais resoluções de TVs disponíveis no mercado brasileiro são:resolucoes-diferentes

HDTV (1280 x 720)

Full HDTV (1920 x 1080)

Ultra HDTV ou  4K  (3840 × 2160)

 

O tamanho da tela de uma TV é medida em polegadas e sua resolução pode variar, por exemplo, uma TV com tela de 32″ pode ter resolução HD ou Full HD. Note que a tela com resolução menor tem as imagens com contornos menos definidos e poucos detalhes.

mesmo-tamanho-e-resolucao-diferente

Atualmente as resoluções HD e Full HD são mais populares, por serem mais baratas do que em 4K, mas não se esqueça, quando a qualidade está em jogo, o que manda não é o tamanho da tela e sim sua resolução.

 

Resolução do Conteúdo

O conteúdo que será exibido (imagens e vídeos) também segue a mesma regra da resolução das TVs, quanto maior melhor. Este conteúdo deve ser produzido na mesma resolução para um melhor resultado final. Porém a qualidade do conteúdo a ser exibido não deve ser maior que a da TV, pois a mesma ira exibir o seu máximo de qualidade suportado.

Video 4K em full HD

Por exemplo se você tiver um vídeo em 4K (3840 × 2160) para ser reproduzido em uma TV com resolução Full HD (1920 x 1080), o mesmo será visualizado na qualidade equivalente ao Full HD e não em 4K, sendo notável a perda de qualidade.

Uma diferença também notável é o tamanho de cada arquivo gerado para cada resolução, seguindo um exponencial equivalente a cada resolução, o 4K chega a ser até 8x mais pesado em relação ao HD, sendo uma desvantagem para quem possui pouco armazenamento para suas mídias.

 

Considerações finais

Com certeza a resolução 4K é a mais indicada se você quer qualidade de imagem inegualável, porém como toda tecnologia que ainda está se iniciando no mercado Brasileiro, tem um custo maior, sendo uma desvantagem em relação as outras opções de resolução mais baixa. Dependendo de sua aplicação final, uma TV com Full HD se faz uma ótima opção quando avaliados custo x benefício, trazendo boas imagens por um preço mais acessível.

Deixe um Comentário