Entenda a diferença entre a resolução HD e FULL HD

Entenda a diferença entre a resolução HD e FULL HD

Quando nos referimos em resolução HD e Full HD, estamos falando em qualidade da imagem. A resolução das imagens é definida em pixels e cada pixel é um pequeno pontinho de luz colorida em sua tela. Quanto mais pontinhos coloridos a imagem tiver, maior será o seu nível de detalhamento. Então quando falamos que uma TV tem resolução HD, Full HD e até mesmo o 4k estamos nos referindo a quantidades de pixels específicas de cada uma destas possui, e conseqüentemente quanto mais pixels mais nítida será a imagem exibida, sendo o HD 1280×720 pixels e Full HD 1920×1080 pixels.
Confira abaixo a mesma imagem nas 2 resoluções, uma em HD e outra em Full HD.

Se você não tem um monitor Full HD deve ter notado que as imagens são praticamente idênticas mudando apenas o tamanho delas, isto ocorre porque você vai ver todos os pixels da imagem porém em uma região bem maior, no caso 1920×1080.
As imagens Full HD são realmente mais “bonitas” quando exibidas em telas que suportam esta resolução, porém conseqüentemente o tamanho do arquivo será o dobro do tamanho de uma imagem HD. Então pense bem onde a imagem será exibida antes de utilizar uma imagem Full HD pois se a maioria não tiver uma tela que suporta esta resolução não faz sentido carregar um arquivo que vai consumir o dobro dos recursos em vão.