Entenda como o sistema de nuvem pode promover mais segurança

  • 15 de Março de 2018
  • Tudo
Entenda como o sistema de nuvem pode promover mais segurança

Em um mundo onde as violações de segurança em grandes corporações causam grandes preocupações e prejuízos aos negócios, o sistema de nuvem surge para levar mais segurança e tranquilidade as operações. Na era dos hackers onde diversos dados empresariais já sofreram com a invasão destes indivíduos, a nuvem surge como uma opção excelente.

O desafio para encontrar um sistema de tecnologia adequado permeia a maioria das empresas que buscam obter uma ferramenta eficaz para as atividades que executam diariamente. Embora a maioria esteja familiarizada com a nuvem, ou pelo menos a ideias de nuvem, já seja um recurso que muitas organizações estudam implantar, há muitas dúvidas em relação a segurança que ela pode fornecer.  Por isso, neste texto abordaremos como a nuvem pode levar mais segurança ao seu negócio. Acompanhe o texto:

 

Princípios de segurança da nuvem

O sistema de nuvem oferece serviços que são entregues na web e através de um navegador. Os provedores de nuvem, como o Google, estão equipados para proteger milhões de dados dos usuários todos os dias. Como cliente, você desfruta dessas ferramentas com mais tranquilidade.

A nuvem pública está disponível para o público – em uma capacidade gratuita ou paga por uso – e é acessível através da web. Alguns exemplos incluem o Google Apps, Office 365, aplicativos de compartilhamento de arquivos, como Box ou Dropbox, e assim por diante.

A nuvem privada, por outro lado, é o mesmo serviço, mas fica atrás de seu firewall e limita o acesso aos seus departamentos internos, funcionários, clientes, etc. em sua organização. A nuvem privada é executada pelo seu departamento de TI ou seu data center.

 

 

  1. Controle de acesso

Se sua organização lida com dados confidenciais, não precisa se preocupar. Ao armazenar dados e arquivos na nuvem o acesso a eles são controlados. A empresa pode escolher as pessoas responsáveis para obter certos privilégios no uso desses dados e apenas eles podem acessar. Além disso, é possível fazer o compartilhamento dessas informações com quem desejar, sem medo que esses dados possam ser perdidos.

 

  1. Regulamentação

As fornecedoras do serviço garantem a segurança dos dados, o administrador da conta fica responsável pelas informações inseridas na nuvem, e se compromete para que elas permaneçam seguras e confidenciais.

 

  1. Armazenamento seguro

Através da tecnologia utilizada, é possível dividir um único arquivo em diversas partes para que sejam guardados em diferentes servidores. Desse modo, mesmo que haja a ameaça da invasão de hackers, a informação armazenada no servidor é apenas uma parte dela, sendo que a outra está guardada em outro espaço. Sendo assim, não há como usar esses dados se eles não estão completos.

 

  1. Recuperação dos dados

Se você alguma vez perdeu um documento importante, sabe bem a dor de cabeça que dá, mas com a nuvem esse tipo de problema não existe. Caso haja um dano digital e isso aconteça a recuperação desses dados é fácil, pois o fornecedor da nuvem faz um backup automático das suas informações arquivadas.

 

  1. A segurança dos dados é responsabilidade de todos

Não importa quão impressionante os provedores de nuvem protegem os dados, a segurança é um esforço de equipe. Qualquer pequeno empresário ainda tem que tomar medidas de senso comum. Da mesma forma, você precisa aproveitar ao máximo as opções de segurança de rede que limitam os funcionários exclusivamente à informação que eles precisam e estão autorizados.

 

Vantagens do sistema de nuvem

  • Os seus dados estão por trás de um firewall de classe empresarial.
  • Seus dados vivem em uma instalação segura
  • Os ladrões com intenção de roubar seus dados não sabem onde eles ficam guardados.
  • Você sabe quem tem acesso.
  • Você está protegido contra falhas de hardware.
  • Você está protegido contra surtos repentinos na demanda.

Já conhece os planos para pontos ilimitados da Alphanet? Tenha um servidor compartilhado e utilize quantos players desejar.  Saiba Mais!

 

Viu como a nuvem pode oferecer mais segurança para a sua empresa? É por isso que a Escalar oferece seus serviços utilizando este recurso. Entre em contato e saiba mais!