Liberdade e praticidade: Saiba como o armazenamento em nuvem é a melhor opção para o seu negócio

Liberdade e praticidade: Saiba como o armazenamento em nuvem é a melhor opção para o seu negócio

Com o desenvolvimento tecnológico, a grande maioria das empresas nos dias atuais utilizam os computadores e consequentemente à internet.

Desta forma, diariamente há um tráfego muito grande de dados e uma forma ágil e rápida de poder ter acesso a estas informações é por meio da computação em nuvem.

Para uma maior compreensão do assunto, este artigo terá como finalidade expor sobre o armazenamento em nuvem, demonstrando o que é, assim como também os benefícios proporcionados para o melhor desenvolvimento de um empreendimento. Veja a seguir:

 

O que é armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem também é conhecido como cloud computing ou computação em nuvem que se refere ao compartilhamento de diversos arquivos por meio da utilização da internet.

Com isso, é possível ter acesso a todos os dados que foram armazenados na nuvem, em qualquer lugar e momento, desde que tenha acesso à internet, assim como também uma senha e login.

Os dados armazenados em nuvem podem ser compartilhados com inúmeras pessoas, desde que seja dada a devida permissão.

O Google e a Amazon disponibilizam armazenamento em nuvem e a utilização destas ferramentas têm sido muito grandes, tanto pelas pessoas jurídicas quanto pelas pessoas físicas ao redor do mundo.

De todo modo, há empresas que preferem ter a sua própria nuvem e com isso, necessitam contratar um servidor para este tipo de prestação de serviços.

O motivo desta preferência é o fato de poder personalizar e direcionar o armazenamento em nuvem.

 

Armazenamento em nuvem: Vantagens

O armazenamento em nuvem traz inúmeras vantagens para um empreendimento, as principais são:

 

  • Acesso a qualquer momento, estando em qualquer lugar

Se a pessoa tiver a senha e o login, terá condições de acessar o armazenamento na nuvem em qualquer lugar que estiver, assim como também em qualquer horário.

Esta é uma excelente vantagem, pois há empresários, por exemplo que precisam estar sempre viajando para fechar negócios e ao ter acesso ao armazenamento em nuvens, poderá verificar todos os dados e arquivos que necessitar.

 

  • Memória disponível

Com o armazenamento dos dados em nuvem, a empresa não tem problemas com indisponibilidade de memória, seja no notebook, computador ou celular.

Desta forma, não haverá problema com insuficiência de memória e com isso, poderá utilizar o computador, por exemplo, para a instalação de outro programa, se for necessário.

 

  • Utilizar os dados no modo offline

É possível acessar os arquivos que estão disponíveis em nuvens por meio do modo offline, para isso, será necessário que haja o salvamento dos arquivos e dados necessários nesta modalidade.

Com isso, poderá acessar estes mesmo não estando na internet.

Porém, como dito anteriormente será necessário fazer este tipo de salvamento dos arquivos para off-line.

 

Talvez o que possa ser um grande problema é a velocidade da internet, pois para que haja um acesso ao armazenamento na nuvem sem qualquer travamento, é necessário possuir uma internet de qualidade.

Caso não tenha uma boa internet, há grande risco de haver queda da conexão no meio de uma transferência de arquivos ou até mesmo demorar muito, se o arquivo for grande.

Portanto, se a sua empresa não tiver uma boa qualidade de internet, terá grandes problemas em utilizar o armazenamento em nuvens.

 

De todo modo, é um ótimo investimento contratar uma internet de qualidade, já que o armazenamento em nuvens traz benefícios para um empreendimento, como acesso a qualquer momento e lugar, segurança, inexistência de problemas com falta de memória no dispositivo, sem falar na manutenção, que o custo é zero.

 

Se quer ter maior liberdade e praticidade na utilização dos seus dados e arquivos, a melhor alternativa é fazer armazenamento em nuvem.

Já conhece os planos para pontos ilimitados da Alphanet? Tenha um servidor compartilhado e utilize quantos players desejar.  Saiba Mais!